quinta-feira, 17 de maio de 2012

Nova Mesa

MR 8 - Quadrinhos, Leitura e Experiência Estética: Narrativas Gráficas, Paixões e a Vida Comum nos Quadrinhos Japoneses (três percursos de formação e pesquisa no GRAFO/NAVI)

As três apresentações que constituem esta mesa ilustram um esforço sistemático e contínuo (e de caráter necessariamente coletivo e interinstitucional) de estabelecer quadros teóricos e heurísticos para a análise do universo dos quadrinhos, a partir de chaves metodológicas oriundas das disciplinas do sentido e a da interpretação, com especial atenção para a natureza predominantemente visual da arte sequencial: privilegiamos o exame destes materiais, a partir de uma concepção sobre seus efeitos estéticos, definidos a partir dos processos de leitura que eles privilegiam, na sua dimensão de fenômeno sensório-visual e afetivo-emocional. Cada um dos componentes da mesa possui um percurso de formação para a pesquisa (mestrado e doutorado) que compreendeu sua inscrição momentânea ou contínua às atividades do Grupo de Pesquisa em Análise de Fotografia e das Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI), cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq e sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Os temas que permeiam esta mesa indicam um interesse dos pesquisadores pela influência exercida pelos quadrinhos orientais no desenvolvimento de um sentido de contemporaneidade da arte sequencial, sobretudo a partir dos anos 80 do último século. Este segmento dos quadrinhos ainda não repercutiu suficientemente nos modelos e métodos da análise sistemática dos quadrinhos, sobretudo no âmbito acadêmico: neste contexto, ainda predominam as abordagens que valorizam no fenômeno as variáveis histórico-econômicas da presença dos mangás na cultura visual contemporânea, ou ainda as matrizes genericamente culturalistas de um predomínio destes modelos de discursividade visual (em questões como a dos gêneros, etnias e identidades, próprias aos estudos culturais em suas várias manifestações). Pouca interrogação há, por exemplo, sobre as estratégias narrativas e gráficas mais particulares deste universo discursivo, tampouco as variáveis estéticas de seu impacto cultural, uma vez contempladas as relações entre a construção visual das obras e o quadro sensorial e afetivo que elas mobilizam, na perspectiva de sua leitura e fruição.

Coordenador\Debatedor
Benjamim Picado, Pós-doutor pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Palestrantes
André Luiz Sousa da Silva,
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Professor de Design - Departamento de Ciências Exatas e da Terra (UNEB)

Jonathas Miranda de Araújo, Mestrando em Comunicação (UFF)

Tiago Canário de Araújo, Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA)

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