MR 8 - Quadrinhos, Leitura e Experiência Estética: Narrativas Gráficas,
Paixões e a Vida Comum nos Quadrinhos Japoneses (três percursos de formação e
pesquisa no GRAFO/NAVI)
As três
apresentações que constituem esta mesa ilustram um esforço sistemático e
contínuo (e de caráter necessariamente coletivo e interinstitucional) de
estabelecer quadros teóricos e heurísticos para a análise do universo dos
quadrinhos, a partir de chaves metodológicas oriundas das disciplinas do
sentido e a da interpretação, com especial atenção para a natureza predominantemente
visual da arte sequencial: privilegiamos o exame destes materiais, a partir de
uma concepção sobre seus efeitos estéticos, definidos a partir dos processos de
leitura que eles privilegiam, na sua dimensão de fenômeno sensório-visual e
afetivo-emocional. Cada um dos componentes da mesa possui um percurso de
formação para a pesquisa (mestrado e doutorado) que compreendeu sua inscrição
momentânea ou contínua às atividades do Grupo de Pesquisa em Análise de
Fotografia e das Narrativas Visuais e Gráficas (GRAFO/NAVI), cadastrado no Diretório
de Grupos do CNPq e sediado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da
Universidade Federal Fluminense e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e
Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Os temas que permeiam
esta mesa indicam um interesse dos pesquisadores pela influência exercida pelos
quadrinhos orientais no desenvolvimento de um sentido de contemporaneidade da
arte sequencial, sobretudo a partir dos anos 80 do último século. Este segmento
dos quadrinhos ainda não repercutiu suficientemente nos modelos e métodos da
análise sistemática dos quadrinhos, sobretudo no âmbito acadêmico: neste
contexto, ainda predominam as abordagens que valorizam no fenômeno as variáveis
histórico-econômicas da presença dos mangás na cultura visual contemporânea, ou
ainda as matrizes genericamente culturalistas de um predomínio destes modelos
de discursividade visual (em questões como a dos gêneros, etnias e identidades,
próprias aos estudos culturais em suas várias manifestações). Pouca interrogação
há, por exemplo, sobre as estratégias narrativas e gráficas mais particulares
deste universo discursivo, tampouco as variáveis estéticas de seu impacto
cultural, uma vez contempladas as relações entre a construção visual das obras
e o quadro sensorial e afetivo que elas mobilizam, na perspectiva de sua
leitura e fruição.
Coordenador\Debatedor
Benjamim Picado, Pós-doutor pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), Doutor em
Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor do Departamento de Estudos Culturais
e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal
Fluminense (UFF).
Palestrantes
André Luiz Sousa da Silva, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Professor de Design - Departamento de Ciências Exatas e da Terra (UNEB)
André Luiz Sousa da Silva, Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Professor de Design - Departamento de Ciências Exatas e da Terra (UNEB)
Jonathas Miranda de Araújo, Mestrando em Comunicação (UFF)
Tiago Canário de Araújo, Mestrando em Comunicação e Cultura
Contemporâneas (UFBA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário